quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Medo: o que seu pensamento te diz?

Cuidado!! Fique atento!!! A qualquer momento vc pode ser assaltado; pode levar um tiro; pode descobrir uma doença; pode ter um AVC; o avião pode cair; seu amigo pode morrer...
Pode? Pode mesmo??
Nesse caso, então, PRECISO ficar alerta o tempo todo, afinal de contas, não quero ter uma doença grave, n quero que meu amigo morra, n quero ter um AVC... também n quero que meu avião caia, que um tiro me atinja ou mesmo que eu seja assaltada.
Mas, atenção! Fique esperto!! Pois também vc pode n ser assaltado, pode nunca ter um AVC, pode ser que o avião que vc esteja nunca caia, ou mesmo que vc morra antes do seu amigo!! Também pode ser que vc nunca desenvolva uma doença grave... E agora? O que devo fazer com meu pisca-alerta nesses casos?
Deixá-lo à disposição POR VIA DAS DUVIDAS pode ser uma escolha acertada? Afinal de contas, SE acontecer,já estarei "preparado"? É pode ser... Vc vai estar preparado mesmo... esperando sempre o pior. Assim, quando esse pior acontecer, vc vai sofrer menos, correto?? ERRADO.
Quer dizer então que quando vc está sempre achando que seu amigo pode morrer a qualquer momento, sem motivo aparente algum, no dia que ele "finalmente" morre, vc levará numa boa, afinal, já tinha 10 anos que vc achava que ele poderia sair de casar levar um tiro e morrer, pegar uma doença, nao resistir e morrer, cair bater a cabeça nao resistir e morrer, etc etc etc? Claro que não.
A ansiedade tem um propósito de ser, de existir. Desde os primórdios ela servia como proteção, prevenção, pois o mundo pedia e, prevenindo conseguiamos evitar. Contudo, o que temos hoje é um mundo completamente diferente; além de termos muito mais artimanhas e meios para lidar com as coisas, muitas outras fogem do nosso controle, o que nos impede de evitá-las, muitas vezes.
Por exemplo, se temos medo de avião porque achamos que ele pode cair a qq momento, essa preocupação certamente nao irá impedir o avião de cair, infelizmente, concorda?
Mas ok... Podemos evitar que morramos vitimas de algum acidente aéreo... É "só" nao viajar nunca de avião.
Também podemos tentar evitar ter contato com alguns vírus, talvez nos mantendo dentro de plásticos bolhas dentro das nossas casas e nao ter contato com ninguém... Mesmo assim, sabemos que os vírus estão no ar e o ar está na sua casa... Caso contrário, sem ar, vc tb não vai viver, então nem precisa se preocupar em pegar algum vírus e morrer. Sem contar aquelas doenças que independem de vírus, por ex,um câncer.
Além disso, podemos evitar perder pessoas queridas, amigos amados, cachorros, etc.. Como? Ué, é só n tê-los!! Se eu n tenho amigos, n tenho pessoas queridas, colegas, cachorro ou o que quer que seja, jamais os perderei.
Viu só? Até que podemos evitar algumas coisas, né? Mas como tudo na vida...(a gnt pode chamar essa forma de viver, de vida?) tem custos. O custo de ter uma vida pela metade, que se resume a respirar, comer (e olhe lá, pois a comida PODE estar estragada) e sobreviver.
Vale a pena? Cabe a nós escolhermos.
Correr riscos faz parte da vida. Os riscos sempre existirão.
O problema é que muitas vezes damos a eles uma dimensão muito maior do que possuem. Transformamos formigas em elefantes.
No caso do avião, por exemplo, é lógico que ele PODE cair, que há esse risco. Mas, qual o tamanho desse risco? Ou melhor, o quão provável é que um avião caia?
Para pensarmos sobre isso, devemos primeiramente buscar as informações reais, a fim de estimar o verdadeiro risco existente nas situações. Nesse caso, por exemplo, os dados que nós temos é que ocorre 1 acidente aéreo a cada 1,6 milhões de vôos comerciais. Ou seja, o risco é minimo!!
Mas certamente, sem tal dado, damos a ele um tamanho muito maior e falamos que estamos vendo muitos e muitos casos de acidentes aéreos, esquecendo da quantidade de voos que ocorrem e que estão, cada vez, aumentando mais.
"TUDO pode acontecer, inclusive NADA." Então porque também não considerar esta possibilidade, que, muitas vezes, é MUITO mais provável que todas as outras?
E mais: qual a vantagem de pensar que pode vir um carro na contramão e bater em mim? Prevenção? Controle de algo que não temos?
O controle mínimo que temos deve ser utilizado; devemos usar camisinha pq isso diminui o risco de pegar HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis; devemos fazer exames ginecológicos preventivos a fim de que, caso surja algo, que seja tratado no início; e assim por diante. Essa é a única vantagem da preocupação. Por isso que um pouco é necessário, desde que seja compatível com o risco que a situação pede. Logo, situação de risco 10 exige preocupação 10... Situação de risco 5, exige preocupação de grau 5 e não de grau 10. Como avaliar os riscos? Busque as evidências no dia a dia, na realidade e nas informações que vc tem.

Quem tem medo de dar um passo, não anda. Quem tem medo de viver, não vive.

3 comentários:

  1. quem tem medo de defecar, não come. =P

    ResponderExcluir
  2. Eu n poderia estar mais orgulhosa do mu bb. Texto excelente, exatamente o q eu tava precisando ler no momento.

    ;****** ma petite chérie

    ResponderExcluir