quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim” Chico Xavier


Hoje eu quero começar a partir dessa frase de Chico Xavier. Bela frase, por sinal. Não só bela, mas cognitivamente falando (hehehe, mantendo o tema do blog) muito coerente!
Ela pode não ter aparentemente nada de fenomenal, por ser simples, mas tem. Pense bem. QUANTAS pessoas nós não conhecemos na vida que acreditam que por conta de acontecimentos específicos as coisas mudaram e não tem mais retorno, ou melhor, melhora? 
Mas por quê? Que "diabos" de poder um acontecimento pode ter pra determinar qualquer coisa? Ele é capaz de mudar direções, condições.... mas ele determina o fracasso ou sucesso do final de algo? É o acontecimento que tem todo esse poder? Será? Ou é a percepção que temos dele? A interpretação que damos a ele? O significado que lhe atribuímos?  
Se pensarmos que o acontecimento por si só é o chefão, o mandante, ok.... então estaríamos concordando com pessoas que acreditam que por conta de um determinado ocorrido, a vida perdeu o sentido e não existe mais solução pra ela. Afinal, ALGO aconteceu. 
Mas não... a vida pra ela não perdeu o sentido por conta do ocorrido, mas sim por causa do que ela percebe disso. Sendo mais clara e exemplificativa: se meu chefe me despede do emprego e eu penso que agora minha vida acabou, que não tem mais solução, que nunca mais vou conseguir um emprego? Como vou me comportar? Provavelmente,uma das possibilidades, é que vou me trancar em casa, ficar embaixo do edredon chorando, me lamentando de como a vida é ruim comigo...
E aí sim, não vou atrás de um novo emprego (afinal, penso que não vou conseguir, que sou incapaz), me isolo do mundo e acabo por realmente permitir que minha percepção da situação me leve a essa condição.
Mas, e se eu penso, quando meu chefe me demitiu láaa atrás, que: "provavelmente ele me demitiu porque não me encaixo neste cargo, assim, posso procurar um outro em que me encaixe melhor", ou que "não deu certo neste emprego, talvez ele não tenha gostado de mim, mas posso procurar outro em que me der bem"; ou que "talvez eu não tenha sido boa nesse cargo, ou fiz algo de errado, mas posso aprender com esse erro pra acertar no próximo emprego".... etc?
Qual seria um comportamento possível diante disso? Eu iria pra casa, talvez chorar, ficar triste por não receber a grana do emprego por um tempo, mas, com meu pensamento de que eu posso encontrar algo em que me dê bem, de que um possível erro pode me preparar melhor pra um cargo futuro, que o chefe pode não ter gostado de mim - afinal, pessoas às vezes não gostam das outras por diversos motivos - mas que eu posso encontrar outro chefe que goste, etc... eu levantaria da cama, iria atrás de um emprego novo, poderia botar meu currículo em diversos outros locais, procurar contatos, entre outras coisas! 
Ou seja.... o acontecimento foi o mesmo - o chefe demitiu - mas a percepção da situação foi diferenciada e ISSO sim, fez toda diferença no resultado final. O final foi alterado, sem no entanto, mudar o início, que em geral, nas diversas situações da vida, não pode ser alterado.

E essa é a força e poder do nosso pensamento. Ele não é milagroso, não traz coisas ou afasta diretamente; mas indiretamente sim, pois é ele que vai direcionar nosso comportamento, o qual, por sua vez, vai nos trazer ou afastar coisas.

(Priscila Mendonça)

4 comentários:

  1. "Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."(Nietzsche)

    O que está feito, está feito. A cada recomeço, os novos finais vão ficando cada vez mais desbotados e realizáveis. Talvez seja por isso que alguns, após sucessivos recomeços, vão deixando pelo caminho a vontade de ter um novo fim. Vão sendo levados pela inércia. Vão se trancando nos seus corações.

    ResponderExcluir
  2. Estou achando esse blog fofinho. e acho que isso é algo que dr. ana prega. hahahaha. a função social da terapia cognitiva, além da clínica e do consultório. e me faz lembrar uma frase que meu pai diz: 'aquilo que você não controla, controla você'. xD

    \o/ hands up, porque a TCC vai dominar o planeta

    ResponderExcluir
  3. O mundo não pára para agente se organizar. É realmente uma luta não considerar "percepções" quando trata-se de nossas vidas.. Mas é necessário.

    ResponderExcluir